domingo, 11 de dezembro de 2011

O FIM DO PRINCIPIO


Um dia destes fui ao Quartel da GNR de Braga de cujo Comando dependo. A dada altura dei por mim a olhar por uma grande janela, envolto numa nuvem de recordações. Tinha recuado mais de três decadas, estava de novo no seminário. Dos campos de futebol onde outrora se disputavam campeonatos organizados pelos padres, restavam as balizas brancas e enferrujadas. A padaria de onde saia todas as manhãs o pão quentinho, era agora um mero barracão abandonado. Lá ao fundo o velho muro, “O muro das tentações” sim porque do outro lado era o colégio das freiras, onde miúdas procuravam infrutiferamente ver o que se passava do lado de cá. Para nós, subir aquele muro era um acto atrevido e arriscado, pois era proibido. Por vezes uma bola disfarçadamente atirada de propósito para o outro lado era o único meio possível para servir de desculpa para os mais atrevidos subirem o muro. Era o único meio possível para que jovens de sexos opostos, e em poucos segundos, tivessem oportunidade de darem largas à sua imaginação, se entreolharem e sentirem um pouco de gosto a liberdade. Agora concentrava as minhas atenções num outro espaço. Já não via os velhos castanheiros e as enormes tílias floridas, onde corríamos, cantávamos e alegremente gritávamos. Despertei daquela nuvem que me envolvia enquanto, que algumas lágrimas traiçoeiras teimavam em cair. Agora apenas via viaturas da GNR e homens tal como eu fardados. Todo aquele espaço, outrora o “meu” seminário, e por coincidência, era agora e em parte o “meu” Quartel da GNR.


A vida é uma roda-viva… que dá muitas voltas… nada termina, tudo se transforma. Presente, passado e futuro entrelaçam-se para construir o nosso percurso. O que sou hoje prende-se com o que fui ontem e anuncia o que poderei ser amanhã. O futuro também somos nós que o fazemos.

          Assim, e para o futuro, espero continuar rodeado pela luz branca de Deus. Nada a não ser o bem virá até mim. Nada a não ser o bem sairá de mim. Dou graças que assim seja. Sou grato por tudo aquilo que me foi dado no passado. Serei grato a tudo o que me será dado no futuro. Alcançarei a vitória, tornando-me de novo criança.










Nenhum comentário:

Postar um comentário